quarta-feira, 21 de julho de 2010

Direitos dos idosos na Eslovénia

Eslovénia

Qual é a esperança média de vida na Eslovénia?

A esperança média de vida de um homem é de 73,2 e de uma mulher é de 80,84.

Qual a idade de reforma legal na Eslovénia?

Dependendo dos períodos de seguro na Eslovénia, a idade de reforma das mulheres é de 58 a 63 anos e os homens com idades entre 58 e 65 anos.

Qual é a percentagem da população que tem mais de 65 anos?

De acordo com recentes projecções demográficas, o número de pessoas com mais de 65 ,até 2020 em relação a 2008, aumentou em 94.900 pessoas. O grupo de pessoas com mais de 80 anos, no mesmo período, é de 40,1 mil habitantes. Se hoje na Eslovénia, 80 mil pessoas tem mais de 80 anos, daqui a vinte anos serão 135 mil! Entre a população da Eslovénia, 16,4% das pessoas tem 65 anos ou mais (e não 19% como foi publicado em 2009).

Como é que a lei assegura o rendimento básico nos idosos?

Os beneficiários de pensões do Estado podem pedir assistência social e apoio ao rendimento, que não poderá exceder os 450 euros por mês. O rendimento das pessoas solteiras com mais de 65 anos, que queriam o apoio ao rendimento e à assistência social ,não poderá exceder 450 euros por mês, a receita é de 675 por casal (incluindo a propriedade e poupança).



Quais as medidas de apoio aos idosos?

O Ministério do Trabalho, da Família e Assuntos Sociais colaborou intensamente na expansão das redes de cuidados de saúde.No que concerne o cuidado institucional, que inclui casas para as pessoas idosas, é plenamente competente o ministério. O Ministério providencia o cuidado institucional em casa (para os fundadores idosos) ou através da execução de actividades de concessão. É muito importante a questão da área de concessão para a prestação de cuidados institucionais em lares, em 2008 para 450 lugares anunciados.

Existem também organizações não-governamentais que trabalham com pessoas idosas. Estas instituições são apoiados por programas do Ministério do Trabalho, da Família e Assuntos Sociais, que foram concebidos para manter a actividade e a inclusão social das pessoas idosas, na Eslovénia. Nos anos de 2007 a 2010, foram abertos seis novos centros de dia para os idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário