segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os direitos dos idosos na Itália

Itália

Qual é a esperança de vida e a esperança de vida saudável neste momento?

A Itália ocupa o primeiro lugar em longevidade na Europa, com uma expectativa de vida de 76 anos para os homens e de 82 para as mulheres.A esperança de vida saudável é de 71,2 anos.


Qual é a idade da reforma e qual é a idade média de reforma (devido a reformas antecipadas, etc.)?

Na Itália, podemos distinguir entre dois tipos de pensão: pensão de velhice e pensão de aposentação. No primeiro caso, a pensão só é alcançada se houver três condições essenciais :a idade correspondente a 65 anos para homens e 60 para as mulheres, o financiamento mínimo e a cessação do vínculo laboral.
No entanto, a reforma pode ser obtida antes de atingir a idade para a reforma. Neste caso, porém, deverá ter uma série de requisitos, incluindo: 35 anos de contribuições e 57 anos de idade para os trabalhadores; 35 anos de contribuições e 58 anos de idade para trabalhadores independentes (artesãos, comerciantes e agricultores) . Se estas duas classes de trabalhadores têm, respectivamente, contribuições iguais ou superiores a 37 e 40 anos, ainda se podem aposentar, independentemente d a sua idade.Em 2008, a pensão contributiva para os trabalhadores dependentes era já igual à dos trabalhadores assalariados independentes, pois subiu para 40 anos.

Que percentagem da população tem mais de 65 anos e quais são as previsões para este grupo etário no futuro?


Actualmente na Itália, 18% da população tem mais de 65 anos de idade. Segundo as previsões, em 2030, 30% da população total terá mais de 65 anos. Especialmente no intervalo de tempo entre os anos de 2000 e no ano de 2050 haverá uma mudança significativa, no perfil etário das pessoas com mais de 65 anos. De facto, é esperado um aumento de 75% da população acima de 65 anos, com rápido ritmo, particularmente em torno de 2030. Inversamente, o número de jovens e adultos devem diminuir aproximadamente 28% em relação à população inicial.

Como é que a lei assegura o rendimento básico dos idosos?Remover formatação da seleção

Na Itália, o "conselho" é a forma de remuneração dos idosos. As pensões de reforma, principalmente de natureza pública, são pagas pela segurança das instituições governamentais (pensões de guerra e tabular) ou até mesmo por instituições de segurança social, associações profissionais e bancos privados - os fundos de pensão . Noutros países, o sistema social não prevê esta forma de intervenção, muitas vezes, as pensões são fornecidas por empresas privadas, em contribuições voluntárias. O conselho de estado "pode ser combinado com a forma" privada ", uma contribuição adicional.

Para os funcionários públicos, o prestador de serviço INPDAP prevê os seguintes tipos de pensões:

- Directa

- Indirecta

- Sobreviventes

Os serviços relevantes para o direito a uma pensão são cobertos pelo seguro. A contribuição pode ser dos seguintes tipos: contribuição obrigatória (paga pelo empregador à segurança social com base no ordenado recebido pelo empregado), contribuição figurativa (reconhecida pela lei por um período não abrangido pela contribuição obrigatória, como serviço militar ou período correspondente à maternidade, ocorrido fora do trabalho), a contribuição da redenção (reconhecida por um período não coberto por contribuições obrigatórias, tais como períodos de estudo para o grau de diploma ou outros).

Quais os direitos que protegem os idosos na Itália?

Os direitos dos humanos de primeira geração, aqueles que historicamente têm estabelecido em primeiro lugar, e após a conclusão das liberdades individuais, o chamado "livre".

Os seres humanos, de acordo com a Organização das nações unidas(ONU), têm dois tipos de necessidades básicas: necessidades físicas (comida, água, vestuário, saúde, moradia ...) e as necessidades psicológicas (dignidade, respeito, criatividade, auto-expressão , trabalho, amizade, participação, aprendizagem, amor, prazer, autonomia). Estas são as necessidades básicas, assim a sua ausência pode ser extremamente prejudicial para a vida de uma pessoa.

Só a partir dessas necessidades essenciais são tradicionalmente desenvolvidos direitos que consagram o reconhecimento oficial e universal. Os direitos humanos são, na verdade, o elemento essencial que permite que cada indivíduo possa viver dignamente como pessoa. Apenas com o respeito por eles se pode alcançar a liberdade, a justiça, a paz, permitindo que o indivíduo e a comunidade se desenvolvam plenamente.


Quais as medidas dos idosos?

- O Estado implementou algumas medidas, tais como: políticas sociais para a família, que visam o conhecimento das famílias que vivem na região; redistribuição de recursos colectivos às famílias económica e socialmente desfavorecidas; serviços de saúde alternativos à cobertura RSA (prestada em residências de assistência sanitária a idosos).


A família é ajudada na prestação de assistência ao próprio idoso sem esta se ver obrigada a hospitalizá-lo. Foi aprovado pela maioria das regiões um plano social e regional que permite aos Governos integrar melhor as estratégias de luta contra a exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário