quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As doenças principais que afectam os idosos na União Europeia...



Alzheimer

É uma doença degenerativa, até agora sem cura e terminal. Cada paciente sofre a doença de forma única mas existem pontos em comum como a perda de memória.

A evolução da doença está dividida em quatro fases:

  • Predemência, com a perda de memória a curto prazo, perda a flexibilidade no pensamento e não consegue dar atenção a algo;
  • Demência inicial, em que as memórias mais antigas são as menos afectadas, há dificuldade na execução de movimentos e há um desleixo na execução de actividades;
  • Demência moderada, em que o paciente vai perdendo a capacidade de fazer as mais simples tarefas diárias;
  • Demência avançada, em que a sua linguagem está reduzida, a sua massa muscular e a sua mobilidade degeneram-se e fica encamado.
Diabetes mellitus

É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Diabetes Mellitus tipo 1

Este tipo de Diabetes, também é conhecido como Diabetes Insulino-dependente, é provocado pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina, impedindo a produção do harmónio.

Diabetes Mellitus tipo 2

Neste caso a insulina continua a ser produzida pelo organismo. A doença desenvolve-se porque as células musculares e adiposas não conseguem absorver todo o harmónio produzido pelo pâncreas, o que provoca o nível alto de açúcar no sangue.

Parkinson

É uma doença do sistema nervoso e caracteriza-se por tremor durante o repouso, lentidão de movimentos e rigidez muscular.

Pode aparecer em qualquer idade, mas é pouco frequente em pessoas com menos de 30 anos. O risco de ter esta doença aumenta com a idade e tem maior incidência nos homens.

Inicialmente o doente pode ter os seguintes sintomas: Sensação de cansaço; Alterações na fala, pouco articulada difícil movimentação de um dos membros, movimentos mais vagarosos.

Numa fase mais avançada da doença seguem-se outros sintomas como tremores, rigidez muscular, Dificuldade em andar e equilibrar.

Gripe

É uma doença infecciosa aguda causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxoviridae (dos vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos.

Doenças cardiovasculares

Afectam o coração e os vasos sanguíneos circundantes e podem assumir muitas formas, tais como hipertensão arterial, doenças coronárias, doenças cardíacas e acidentes vasculares. Estas doenças são a principal causa de morte na UE, sendo responsáveis por cerca de 40 % dos óbitos, ou seja dois milhões de mortes por ano.

A saúde do coração está relacionada com os comportamentos e os estilos de vida. Para serem eficazes, as estratégias de prevenção têm assim de incidir em factores-chave, como o consumo de tabaco e álcool, a alimentação, a actividade física e o stress psicossocial.

Cancro

É uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamada metástase.

O cancro pode afectar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de cancro aumenta com o acréscimo da idade. Causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.

Doenças reumáticas

As doenças reumáticas são, nos países desenvolvidos, o grupo de enfermidades mais frequente no ser humano – e uma das principais causas de incapacidade.

Actualmente, caracteriza um grupo de doenças músculo-esqueléticas que afectam não somente articulações e cartilagens como também órgãos internos, tais como o coração e os rins.

As doenças reumáticas têm origens diferentes e, apesar de serem mais frequentes nos adultos, afectam pessoas de todas as idades.

As principais doenças reumáticas são Artrite Reumatóide, Osteoporose, osteoartrite, Artrose, entre outros.

Doenças mentais

São anormalidades, sofrimentos ou comprometimentos de ordem psicológica e/ou mental, tais como ansiedade, depressão, esquizofrenia, neuroses e síndromes neuróticas. Estas constituem uma das principais causas de absentismo, de reforma antecipada ou de reforma por invalidez, e que podem conduzir ao suicídio.

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor)

http://ec.europa.eu/health/ph_information/dissemination/diseases/diseases_es.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário