quinta-feira, 5 de agosto de 2010



QUESTÃO: Quais as medidas da União Europeia para prevenir/ combater estas doenças?



Alzheimer


Novas drogas estão a ser investigadas em vários ensaios com seres humanos, para que a evolução da doença seja retardada e até evitada.
Os cientistas desenvolveram uma vacina que funcionou bem em ratos mas, quando a vacina foi testada em humanos, algumas pessoas apresentaram encefalite. Embora a experiência não tenha tido resultados positivos, acredita-se que essa é uma grande evolução para prevenir a doença de Alzheimer

Doenças Mentais

Para além dos problemas que causam na vida das pessoas, as doenças mentais (ansiedade, depressão, entre outros problemas) acarretam custos sociais e económicos, especialmente a nível do sistema educativo, de saúde e judicial.
Uma das políticas da UE que contribui para proteger e promover a saúde mental é a criação do “Pacto Europeu para a Saúde e o Bem-Estar Mental”, cujas cinco prioridades são:
• prevenir a depressão e o suicido;
• saúde mental dos jovens e educação;
• saúde mental no trabalho;
• saúde mental das pessoas idosas;
• luta contra a estigmatização e a exclusão social.

Parkinson

Algumas das medidas da UE foram:
1 - Criação da EPDA (European Parkinson´s Disease Association):
Esta associação definiu os seguintes direitos dos doentes de Parkinson:
1.Ser encaminhado para um médico especialista;
2.Receber um diagnóstico correcto;
3.Ter acesso a serviços de apoio;
4.Receber tratamento contínuo;
5.Participar nas decisões relacionadas com a doença.

2 - O desenvolvimento de um estudo Europeu cuja finalidade é perceber como é que os objectivos da carta do doente têm sido tratados, desde a sua implementação nos últimos doze anos, e determinar que diferença é que a carta tem tido no tratamento da Doença de Parkinson na Europa.
3 - Criação da European Network for Parkinson´s Diesese:
Algumas das medidas desta associação são:
- Implementação de um registo europeu de pacientes com doença de Parkinson;
- Estabelecimento de uma estrutura de investigação clínica, bem como estudos patrocinados pela indústria;
- Análise comparativa da saúde e qualidade de vida nos pacientes relacionada com a doença de Parkinson na Europa.

Diabetes

A acção da TONECA (Coordination Action on the Aetiology, pathology and prediction of type 1 diabetes in Europe) tem como objectivo encontrar uma cura para a diabetes tipo 1 e reúne 28 dos melhores centros europeus especializados no campo da investigação clínica e experimental da diabetes tipo 1, conjugando as melhores capacidades técnicas disponíveis, abordagens inovadoras e estratégias de investigação abrangentes. Os parceiros da TONECA, representando onze países da UE, acreditam que o projecto pode fazer a diferença, talvez tornando possível, um dia, detectar as causas subjacentes à diabetes melito tipo 1 e identificar novas vias para a prevenção, diagnóstico e tratamento.
Os tópicos de investigação específicos incluem:
•Mecanismos de morte das células pancreáticas;
•Impacto de factores ambientais sobre a base genética da regulação e progressão da diabetes tipo 1;
•Uso de modelos animais, já estabelecidos ou novos, para desvendar mecanismos moleculares; e
•Papel do sistema imunitário celular na patogénese da diabetes tipo 1.

Gripe

A gripe é uma doença viral altamente contagiosa, que assume frequentemente a forma de epidemia durante os meses mais frios.
Os países da UE colaboram entre si para assegurar a coordenação das medidas de prevenção de uma eventual pandemia da gripe. No caso de se verificar um risco acrescido de uma pandemia de gripe, serão activadas as medidas de prevenção e resposta previstas a nível nacional e da UE. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças desempenha um papel primordial de coordenação da vigilância. Estão previstas outras formas de acção, nomeadamente medidas de luta, entre outras de carácter médico, bem como uma estreita coordenação entre as autoridades nacionais, a UE e a OMS.
A UE continuará a esforçar-se no sentido de melhorar a troca de informações e assegurar a coordenação das medidas de gestão de riscos, o que inclui a cooperação tendo em vista o armazenamento de medicamentos antivirais, o reforço da capacidade de produção de vacinas contra a gripe, a melhoria dos planos nacionais e a criação de instrumentos mais eficientes de gestão dos riscos.
Cancro

A UE tomou medidas em várias frentes para melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro e aumentar a sua esperança de vida.
Foi criado o Código europeu contra o cancro para que as pessoas adoptem estilos de vida mais saudáveis.
A UE leva também a cabo programas de rastreio que permitam um diagnóstico e um tratamento precoces.
Existe um projecto da UE, que tem como objectivo recolher dados sobre a ocorrência do cancro e as suas consequências para promover boas práticas na área da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e dos cuidados de saúde em toda a UE.






Doenças cardiovasculares



Um comunicado de imprensa veio revelar que o Banco Europeu de Investimento disponibiliza a primeira parcela, no valor de 25 milhões de EUR, do empréstimo aprovado de 50 milhões de EUR que concedeu à Bial, a maior empresa farmacêutica independente em Portugal, para o financiamento das suas actividades de investigação e desenvolvimento de fármacos para o tratamento entre outras enfermidades, das doenças cardiovasculares no período 2010-2013.
Doenças reumáticas

O projecto da UE “Indicadores para monitorização das condições músculo-esqueléticas”, coordenado pela Universidade de Oslo (Noruega) e financiado no âmbito do programa de acção comunitária em Vigilância da Saúde, contribuiu em 2003 para identificar e desenvolver indicadores apropriados para monitorar as condições músculo-esqueléticas da população, incluindo a osteoporose, com ênfase nas questões de saúde pública.
O projecto recomenda a recolha de informação sobre as condições músculo-esqueléticas e limitação funcional, seus determinantes e consequências de diversas fontes: os inquéritos de saúde, estudos de testes médicos, o uso de cuidados de saúde e de registo e projectos de investigação.








BIBLIOGRAFIA:
http://ec.europa.eu/health-eu/health_problems/mental_health/index_pt.htm
http://www.europarkinson.net/html/3/3_over/fs_3over.html
Http://epda.eu.com/surveys/m4c_2010/intro_pt.asp
http://ec.europa.eu/health-eu/health_problems/avian_influenza/index_pt.htm
http://ec.europa.eu/research/leaflets/diabetes/article_2787_pt.html
http://ec.europa.eu/health-eu/health_problems/cancer/index_pt.htm
http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=BEI/10/81&format=HTML&aged=0&language=PT&guiLanguage=en
http://ec.europa.eu/health/ph_information/dissemination/diseases/musculo_en.htm





GRUPO: Bruno, Ricardo, Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário