quinta-feira, 5 de agosto de 2010

direito dos idosos na Bulgária

Bulgária

Quais os direitos que protegem os idosos? (Direitos dos idosos e as medidas que estão a ser implementados pelos países)

As autoridades do país estão a promover respostas adequadas às necessidades dos idosos em situação de dependência nas diferentes fases de evolução de problemas sociais.
- Prestação de um Complemento Solidário para Idosos, lançado, que será progressivamente alargada a todas as pessoas com mais de 65 anos. Este complemento é financiado pelas receitas fiscais;
-O novo plano de implementação elaborado pelo governo, pretende melhorar o acesso (devendo a implementação estar organizada a todo o território nacional até 2016), de forma a lançar campanhas de informação e reforçar a utilização das tecnologias da informação e comunicação (telemedicina e centros de chamadas).

Quais as medidas de apoio prestadas aos idosos?

- Apoio domiciliário
- Atendimento social
- Centros de Dia/Convívio
- Centros de Noite
- Acolhimento Familiar
- Complemento solidário para idosos
Qual e a idade de reforma legal e qual e a idade media real de reforma (devido a reforma antecipados, etc.)?
A idade legal de reforma em 2007 é de 63 para homens e 59 para as mulheres. No início de cada ano, a idade da reforma padrão para as mulheres devem ser aumentados de seis meses até 2009, quando deve chegar a 60. O período de carência é expressa como a soma da idade e da duração do seguro. Idade Requerente mais registo requerente do seguro deve ser igual a pelo menos 100 pontos para homens e 92 pontos para as mulheres (em 2009 - 94 pontos para mulheres). O período mínimo de inscrição é de 15 anos de carreira profissional antes da idade de 65 anos para homens e mulheres. Que percentagem da população tem mais de 65 anos e quais são as previsões para este grupo etário no futuro? Qual e a esperança de vida e a esperança de vida saudável neste momento?
Actualmente, na Bulgária, 15% da população tem mais de 65 anos de idade. Em 2020, 19% terão mais de 65 anos, em 2030 a percentagem será de 21 % e em 2040 de 23%.
A esperança de vida é de 76,7 anos, 74,3 para os homens e 79,0 para as mulheres.
A esperança de vida saudável é de 63,5 anos, 62,9 para os homens e 64,1 para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário