quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Chipre

Quais os direitos que protegem os idosos?

Redobrar o cuidado com idosos não é mais mera questão de educação:
È dever legal, exigido pelo estatuto do idoso (lei 10.741/03) que protege pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O artigo 4º estabeleceu que nenhum idoso será objecto de qualquer tipo de negligência; e o artigo 23 garante acesso pretencial aos locais em que se realizem eventos artiticos e de lazer, bem como aos meios de transporte.
Quais as medidas de apoio prestados aos idosos?
O programa do governo inclui medidas com o apoio ao rendimento e não benefícios financeiros.
OS benefícios de ajuda publica recebem por vezes, benefícios adicionais, tais como assistência medica gratuita e digerentes preços de eletricidade . Algumas organizações não governamentais autoridades ,comonidades sociais e veluntárias prestam apoio psicológico social e quidados a pessoas idosas .O cartão social fornece aos seus titulares a entrada oas jogos nacionais de futebol de Homens ,pagando apenas o preço dos bilhetes de estudante.
Outros benefícios deste cartão são a livre participação no mercado de programas (desporto para todos )e descontos no teatro finiciando pela trs.

Qual é a idade de reforma legal e qual é a idade média real de reforma ?
De acordo com a legislação do seguro social a penssão da velhice é paga com a idade de 65 anos para os Homens e muhleres e não leva em conta a natureza da ocupação .
A pensão social é atribuída também na idade de 65 anos para anbos os sexos e não leva em conta a natureza da ocupação de beneficiários .
A idade media real de reforma no norte do Chipre é de 60 anos para os Homens e 55para as mulheres.
No entanto ,no sul do Chipre é de 60 anos para anbos os sexos.

Que percentagem da população tem mais de 65 anos e quais são as previsões para este grupo ectário no futuro
Apercentagem da população com 65 anos ou mais foi estimada em 12,3% da população total e é esperado um aumento de 21,3% em 2032.

Qual é a esperança de vida e a esperança de vida soudavel neste mumento?
A expectativa de vida dos Homens cipriatas de 78,2% anos para crescer em 2060-85,2 para as mulheres 81,7-88,7 isso por si só é equivalente a 7 anos e em passe de pensão complementar criada não ficra satisfeito se a taxa de naturezalidade continuar a ser baixa.

Como é que a lei assegura o rendimento básico dos idosos?
Ofundo do seguro social concede uma pensão de velhice ,desde que a conclusão da idade da reforma satisfaça as condições de contribuição que são :
A partir de 2010-11-04, pagou as contribuições durante pelo menos 5 anos e o seu sálario seguro na banda infrior não são menos de 260 vezes a quantidade semanal do montante de base semanal do salário básico do seguro.
Apartir de 2011-03-01,paguo contribuições durante pelo menos 7 anos e seu salário seguro na banda imfrior não menos doque 360 vezes a quantidade semanal do montante de base semanal do salário básico do segu
A partir 2012-01-02 pagou as contribuições por pelo menos 10 anos e seu salário seguro na banda infrior não são menos do que 520 vezes a quantidade semanal do montante de base semanal do salário básico de seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário