quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lituânia
1-Quais os direitos que protegem os idosos?

Nos termos do artigo 23 da HPLC, da Republica Lituânia, o segundo parágrafo prevê que as partes se comprometem a adoptar as medidas adequadas ou para apoia-las, o que permite aos idosos escolhem livremente um modo de vida e uma vida independente no seu meio familiar durante o tempo que quiserem e das seguintes formas:
a) Fornecer-lhes alojamento, satisfazendo suas necessidades e condições médicas, ou proporcionar o apoio adequado para a sua habitação devido há reformas.
b) A prestação de cuidados médicos e serviços de acordo com a sua saúde, direito humano a idosos com padrão de vida adequado.


2- Como a lei assegura o rendimento básico dos idosos?

O estado deve garantir o direito dos cidadãos concedendo-lhe de velhice e invalidez, bem como a assistência social em caso de desemprego, doenças, viuvez, perda de ânimo, e outros previstos pela lei.
Na lituânia a assistências médicas e social para os idosos não são suficientes bem organizadas em casa e hospitais. Não há espaços em clínicas e as consultas geriátricas é poucas.
Muitos idosos na Lituânia necessitam de cuidados em suas casas e vivem em lares de idosos. Os serviços sociais ajudam as famílias a forneceres cuidados aos idosos a fim de criar condições normais de vida plena em casa. As ajudas seguintes são:
Limpeza de casa;
Higiene pessoal;
Cuidados na compra dos alimentos e preparação;
Aluguer de apartamento;
Pagamento de consultas médicas;
Medicamentos;
Lavandaria tais como roupas de cama e organização familiar.
Acolher os idosos em centros de dia e centros comunitários nos centros de dia os idosos podem descansar e fazerem actividades de trabalho.
3- Que percentagem da população tem mais de 65 anos?
A idade da reforma para os homens é de 60 anos e 6 meses.
A idade da reforma para as mulheres é de 60 anos.
A idade média real da reforma é aos 60 anos.

4- Como a lei assegura o rendimento básico dos idosos?
Os nacionais da República da Lituânia, residentes em outros pais tem direito a uma pensão de reforma em outro Pais tem direito a uma pensão de reforma, na lituânia, a qual esta previsto nos acordos internacionais ou de acordo com o procedimento estabelecido pelo Governo da Republica da Lituânia.
Os nacionais de outros estados e a pratida residentes em outros países que tenham pago contribuições para a segurança social na Lituânia têm direito a uma pensão de reforma.
Os assalariados excepto o renumerado ocupado ao abrigo de licenças de negócios, advogados assistentes de advogados, notários e oficinas de justiça, estão inscritos no regime de seguro obrigatório de pensões nacionais sociais básica e adicional, doenças e maternidade ou apenas para a maternidade (paternal de beneficio dos pais).

5- Esperança media de vida saudável?
A lituânia tem a menor esperança média de vida na U.E.
Na lituânia a esperança media de vida e de 77,8 anos.
Isto ainda é acima da média mundial de 65,e 82

Nenhum comentário:

Postar um comentário